Segundo o nosso Relatório de trabalho remoto independente de 2019, uma das três principais razões pelas quais os profissionais optam pelo trabalho freelancer se relaciona com as possibilidades de conseguir escolher em quais projetos poderão investir seu tempo, esforço e talento.
Este dado não é tão surpreendente se consideramos que uma das tendências mais características da geração X, que acabou se consolidando com a geração Y (os millennials), foi a de eliminar gradualmente a diferença entre o ambiente de trabalho e o ambiente pessoal. Em outros termos: o trabalho começou a fazer parte da identidade das pessoas, que dão cada vez mais prioridade a se comprometer com algo que realmente as apaixone.
Pensando nisso, hoje queremos falar sobre um conceito que vai ganhando cada vez mais importância na Workana: o matching profissional em plena era digital.
Com certeza, você já escutou falar sobre o famoso “matching”. Para explicar de forma simples, esta é uma das muitas funcionalidades do machine learning, a qual utiliza algoritmos e análise de dados para permitir, por exemplo, que plataformas como Netflix, Spotify e Amazon façam recomendações personalizadas que vão se tornando cada vez mais compatíveis com os seus gostos e preferências.
Recentemente, percebemos que esse matching também será algo extremamente importante nos novos formatos de trabalho remoto e freelancer. Fazer um bom matching profissional permitirá que profissionais independentes encontrem cada vez mais e melhores projetos, que se adaptem perfeitamente às suas habilidades e expectativas de especialização.
Também ficou claro que o Matching no mundo do trabalho possui uma dimensão virtual super relevante. Basicamente, a impressão ou o rastro digital que você gera pode determinar o tipo de clientes e projetos que chegarão até você.
Porém, o fator humano continuará sempre um aspecto fundamental para o sucesso do matching! E isso significa que o seu algoritmo profissional se complementa com esse esforço ativo que você realiza para causar uma excelente primeira impressão nos lugares e com os clientes mais indicados.
Por isso, deixemos de rodeios e vejamos alguns exemplos concretos de como o matching profissional funciona…
Exemplos de Matching no seu dia a dia
Para entender um pouco melhor tudo isso, vejamos alguns exemplos de como funciona o matching tradicional na nossa vida cotidiana, a qual já está sendo influenciada (e muito!) pelos milhões de algoritmos pré-determinados que aparecem em nossos computadores e celulares, como serviços, conteúdos e produtos que se adaptem as necessidades e estilos de vida.
Seria impossível explicar em um único artigo o complexo funcionamento dos algoritmos de análise de informações e leituras de dados. Porém, podemos dizer que, “por trás” de todas as notificações e recomendações personalizadas que recebemos todos os dias, existe algum tipo de inteligência artificial que faz com que esse tipo de tecnologia pareça nos conhecer melhor que nós mesmos.
Por exemplo… Se você usa plataformas de entretenimento como Netflix, Spotify ou Youtube, talvez, se lembre que, quando esses canais foram lançados, era preciso gastar bastante tempo procurando opções de séries, música e vídeos que fossem do seu interesse.
Agora pense: quando foi a última vez que você fez isso? Com certeza, você ainda dedica algum tempo a buscar novidades e conteúdos relevantes. Mas esses aplicativos já nos conhecem tão bem que, na maioria das vezes, ficamos satisfeitos apenas com as recomendações deles, não é mesmo?
O conteúdo que aparece no seu feed das redes sociais segue um princípio bastante parecido. As publicações, notícias e publicidades que são exibidas para você não são aleatórias. Essa seleção corresponde a um algoritmo responsável por entender que determinados tipos de conteúdo têm maior probabilidade de te agradar ou parecerem relevantes de acordo com os seus interesses. As mídias sociais fazem isso principalmente para melhorar a experiência de usuário de forma permanente.
Finalmente, não poderíamos deixar de mencionar o Google, que não é apenas o rei dos buscadores, mas também das sugestões e do matching. Se você não acredita, informe ao assistente de voz do seu celular que você deseja comer pizza hoje. Em questão de segundos, o sistema te ajudará a encontrar todas as pizzarias próximas à sua localização que estejam abertas e tenham boas qualificações de outros usuários.
Como você pode reparar, o matching nos ajuda a economizar muito tempo procurando, selecionando e escolhendo coisas na Internet. Além disso, se transformou em uma ferramenta extremamente poderosa quando falamos de macro e micro economia.
Como o matching de aplicativos pode ajudar sua rotina de trabalho?
Como freelancer, você é um prestador de serviços independente que precisa encontrar trabalhos e ser encontrado pela audiência e pelo seu público alvo. Poderíamos definir o matching profissional de sucesso como a construção de um algoritmo digital e de vida que vá colocando, no seu caminho, projetos cada vez mais compatíveis com as suas metas e expectativas profissionais.
Diferente do matching tradicional, que se baseia principalmente no perfil do usuário e em seus padrões de consumo online, seu matching como profissional independente conta com pelo menos duas dimensões: a marca ou rastro digital e a experiência de vida.
Os contatos que você faz em cada projeto e a qualidade objetiva de cada um deles também são analisados e avaliados pelo algoritmo. Por isso, não se trata apenas do que você está procurando e consumindo, mas também do que está oferecendo e informando.
Três conselhos importantes para fazer um bom matching profissional
Pensando nisso, a Workana selecionou algumas dicas que nossos especialistas puderam presenciar ao longo deste período de trabalho remoto e que se complementa com o perfil de comportamento dos melhores freelancers da plataforma, fazendo-os continuarem competitivos neste mercado e ganhando cada vez mais projetos.
1) Especialize-se
Segundo Natalia Werner, nossa líder e especialista de conteúdos, a especialização é um aspecto crucial para conseguir fazer um ótimo matching profissional. Afinal de contas, os freelancers não estão buscando “qualquer cliente”, nem “qualquer projeto”. Eles querem encontrar aquele trabalho que os motiva e que é perfeitamente compatível com as ideias, tarefas e metas que os apaixonam.
Para conseguir fazer isso, é preciso saber projetar o que exatamente nos torna diferente dos demais profissionais. E a capacitação permanente é indispensável para conseguirmos nos tornar melhores especialistas em nosso mercado.
2) Deixe uma marca digital e humana
Sua marca digital é tudo aquilo que fica registrado das suas atividades. Se você é um freelancer, a apresentação do seu trabalho é fundamental para que consiga presença, relevância e autoridade. Por isso, é uma função que deveria ocupar uma parte importante da sua atenção.
Seu perfil nas plataformas de trabalho, como a Workana, nas redes sociais e em qualquer outra página de divulgação do seu serviço precisam ter especificações precisas que acabem indo de encontro de forma precisa ao que o cliente está buscando. Desta maneira, um especialista como você será encontrado de maneira muito mais rápida.
Mas o seu trabalho não termina aqui. O objetivo não é apenas fazer com que o matching aconteça, como também alcançar resultados positivos para todas as pessoas que confiaram em você. A meta é sempre conseguir consolidar o algoritmo profissional com as recontratações e as recomendações permanentes de cada um de seus clientes satisfeitos.
3) Busque sempre algo que te motive
A maioria das pessoas que iniciam seus trabalhos no universo freelancer começam a trabalhar com projetos avulsos e de forma geral. Ou seja, sem muita ligação entre eles. Mas aos poucos, é possível começar a filtrar aquilo que realmente gosta e principalmente, os trabalhos que consiga alcançar um desempenho melhor.
Conseguir que, a longo prazo, cada projeto no qual nos envolvamos seja exatamente aquilo que queremos requer trabalho e um esforço constante para “trocar” aqueles projetos genéricos de sempre por oportunidades de colaboração mais específicas, que paguem melhor e que nos permitam aplicar nosso trabalho e nossos talentos em tarefas que realmente gostamos.
Como você pode perceber, essas três recomendações não são isoladas uma das outras. Elas precisam trabalhar em conjunto para que você consiga construir um algoritmo que trabalhe por si mesmo, a fim de facilitar a sua vida para encontrar os melhores projetos a serem trabalhados.
Na Workana, nos esforçamos todos os dias para que nossa plataforma seja uma ferramenta imprescindível que possa te ajudar com o objetivo de alcançar todas as suas metas. Estamos fazendo a nossa parte, para que você precise apenas se preocupar em oferecer seus conhecimentos e serviços que te transformam em um freelancer de alto nível.
—
Você também pode se interessar por:
- Domine seu estilo de comunicação com os clientes e comece a ganhar mais projetos
- O que os clientes esperam das propostas dos freelancers?
- Os 5 segredos mais bem guardados dos Freelancers na hora de conseguir mais clientes
- Os cinco medos mais frequentes dos freelancers e dos clientes (e como superá-los)