Selecionar o melhor profissional para o seu desenvolvimento demanda certo tempo e dedicação, mas é o que define o êxito ou o fracasso do seu projeto. Então, por onde começar?
Em primeiro lugar, é muito importante que você descreva em sua busca, com o maior detalhe possível, a sua necessidade. O que e quem está buscando? Quais tarefas deverão ser desenvolvidas? Tem algum exemplo ou referencial ao qual você gostaria de chegar? Se oferecer toda a informação que o profissional precisa para fazer um orçamento, você economizará tempo. E se esquecer de algo ao criar o projeto, não se preocupe! Enquanto estiver avaliando as propostas, você sempre terá a opção de editar os detalhes do projeto para corrigir/adicionar informações, assim como também enviar uma mensagem para todos os candidatos para esclarecer dúvidas gerais.
Não se esqueça de prestar muita atenção ao título do projeto. Lembre-se que ele deve ser descritivo e concreto. O título “Aplicativo iOS para pedir comida a domicílio no México” oferece mais informações que “Aplicativo iOS”.
“Meu projeto reflete tudo o que preciso, e agora?” Propomos que você utilize a estratégia de filtro. Isto consiste em receber o maior volume de propostas possível para depois filtrar até ficar com as melhores, ocultando aquelas propostas que não se ajustam à sua busca e visualizando somente aquelas que você vai avaliar.
“Como filtrar?” Recomendamos que você leve em conta 4 variáveis:
1) Preço: O preço é uma consideração importante. Você definiu um limite para o orçamento do seu projeto?
- SIM: então elimine as propostas acima do valor estabelecido.
- NÃO: então é recomendável que veja as propostas dos profissionais mais experts.
2) Referencias: Você pode correr o risco de contratar um profissional sem histórico?
- SIM: então analise as propostas dos profissionais novos e revise as suas amostras de trabalho. Todos os dias chegam pessoas de muito talento à plataforma, e geralmente os seus preços são competitivos.
- NÃO: se o projeto é extremamente sensível, é melhor que você considere os perfis com um bom histórico.
3) Tempo: O tempo é um fator importante?
- SIM: então preste atenção nas propostas mais experientes para verificar se é um tempo real o que estão propondo.
- NÃO: igualmente, é bom que você defina com o profissional escolhido uma data de entrega, para que ambas as partes organizem o trabalho e o completem em um determinado prazo.
4) Resposta do profissional: O profissional te proporcionou toda a informação solicitada?
- SIM: então considere este perfil; significa que o profissional tomou o tempo necessário para ler a descrição do seu projeto.
- NÃO: neste caso, você não deve levar em conta a oferta de alguém que não reservou um tempo para compreender as suas necessidades.
Chegando neste ponto, você já deveria ter eliminado 70% das propostas recebidas.
O seguinte passo será analisar os perfis restantes, levando em conta as seguintes características:
Quais características os melhores profissionais devem ter?
- Boas referências
- Comunicação fluída
- Atitude proativa (busca de soluções)
- Capacidade de escuta e melhora
- Ser detalhista
- Criatividade
- Honestidade
- Habilidades certificadas
- Portfólio
- Boa predisposição
Um bom profissional é aquele que se envolve em seu projeto e em seu negócio, oferecendo soluções às suas necessidades. A sua qualidade de trabalho é alta e isto permitirá que você tenha uma vantagem competitiva, fazendo com que o retorno do seu investimento seja muito alto.
Se você tem alguma dúvida, consulta ou sugestão, ou se quiser compartilhar as suas ideias sobre seleção de profissionais, visite o nosso Centro de Ajuda.
Comece a trabalhar junto com os melhores profissionais publicando o seu projeto agora!
Você tem potencial de Top Worker e quer trabalhar freelance? Crie o seu perfil agora na Workana! 😉
Autora: Sofía Torrendell, Customer Success Manager na Workana. Formada em Administração, fanática por fotografia, cinéfila e cozinheira consagrada.
Comments are closed.