Acabamos de começar um novo ano e os efeitos da Covid ainda retumbam no dia a dia de empresas e startups que devem planejar suas metas para 2023, tendo em mente que o mercado está mais competitivo que nunca, mas também oferece oportunidades inéditas de economizar e aumentar a produtividade.
O plano de negócios da sua startup é o mapa estratégico que vai te ajudar a tomar melhores decisões em um cenário econômico e comercial completamente VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), mas que nos permite ter algumas certezas:
- Digitalização é tudo!
- A segmentação de stakeholders internacionais deixou de ser opcional (clientes, talentos, investidores)
- Flexibilidade e adaptabilidade são fundamentais para se manter competitivo
Em linhas gerais, isso significa investir mais em tecnologia, expandir constantemente seus horizontes e ter uma estrutura de trabalho “líquida”, ou seja, que possa fluir em direção aos seus principais objetivos a todo momento, mesmo que eles mudem em função de condições externas.
Todas as startups têm um DNA próprio e objetivos estratégicos únicos, mas os passos a seguir vão te ajudar a definir e alcançar os seus. Confira:
1.- Livre-se de tudo que não soma
Se sua empresa ou startup começou a operar antes de 2019, provavelmente, você se baseou em um cenário econômico e um mercado de trabalho bem diferentes dos atuais para construir suas metas gerais.
Então, agora, você precisa levar em consideração o “novo normal” para rever seus antigos objetivos e compará-los com as prioridades desta nova era.
- O que você precisa acelerar?
- Onde você tem que ser mais ambicioso?
- Como as necessidades e o comportamento do seu público mudaram?
- Quais políticas internas deixaram de ser úteis e quais precisam ser implementadas?
Vamos ver um exemplo… Milhares de startups que passaram de um modelo híbrido para um remote first durante a pandemia, agora, estão dando o salto definitivo para um modelo full remote. E sim, isso parecia impossível – até para elas – há uns dois ou três anos.
2.- Analise sua concorrência
Quando olhamos para o panorama completo, percebemos que os “objetivos de uma empresa” nunca existem num plano ideal e imutável. Na verdade, eles dependem bastante das necessidades dos clientes e do comportamento da concorrência.
Se você não tem certeza que sua startup traz uma proposta única para o mercado, observe atentamente os passos das outras empresas do seu segmento ou área de atuação, principalmente no que diz respeito a:
- Novos produtos e serviços
- A experiência do usuário que eles oferecem
- Tipo de tecnologias que estão usando
- O que estão fazendo para diminuir os custos operacionais
Por exemplo: talvez, seu concorrente direto já tenha investido em uma plataforma de e-commerce para dar aos clientes um atendimento mais eficiente e automatizado. Ao tomar esta decisão, eles não estão apenas apostando na tecnologia de comércio eletrônico B2B, mas também economizando tempo e recursos ao nao ter que se preocupar em multiplicar ou centralizar a folha de pagamento do pessoal de atendimento ao cliente à medida que suas vendas aumentam.
3.- Defina objetivos em equipe e por área
Tendo uma análise atualizada tanto do seu ambiente de negócios como das estratégias mais competitivas, chegará a hora de sentar para conversar com seus líderes e gerentes de cada área para ajudá-los a alcançar objetivos específicos, realistas e inter-relacionados em relação a:
- Retornos de investimento
- Expansão do mercado
- Inovação e otimização tecnológica
- Satisfação das partes interessadas (clientes, colaboradores, fornecedores, etc.)
- Responsabilidade social
- Cultura organizacional
- Produtividade e metodologias ágeis
- Presença digital e autoridade
- Escalabilidade e redução de custos
- Trabalho remoto e recrutamento de talentos internacionais
Hoje em dia, todos os itens dessa lista são esferas de importância crítica para qualquer startup e não devem ser negligenciados no planejamento. Porém, é possível – e bastante provável – que surjam outros assuntos prioritários de acordo com as características do seu negócio.
4.- Defina os KPI´s da sua startup e seus respectivos responsáveis
Se você definiu, por exemplo, que um dos seus objetivos estratégicos será ter uma equipe de colaboradores mais flexível e 100% remota para a área de programação ou TI, alguns dos seus principais KPIs deveriam ser: a velocidade de contratação, a curva de aprendizado no processo de onboarding, os custos de recrutamento, taxa de rotatividade, etc.
Ter KPIs claros é ótimo, mas é melhor ainda saber quem assumirá a responsabilidade de monitorá-los e otimizá-los constantemente. Seu líder de recursos humanos pode ser o responsável por relatar a você, todos os meses, como a empresa está economizando tempo e dinheiro com a contratação remota na área de TI, por exemplo.
5.- Dê uma motivação extra aos responsáveis pelos seus KPIs
A motivação intrínseca é uma das características mais desejáveis em qualquer colaborador. Mesmo assim, vale a pena usar a motivação extrínseca para dar um empurrãozinho “extra”, principalmente aos responsáveis pelos seus KPI ‘s.
Depois de ter sua lista final de metas e KPIs para 2023, defina o tipo de bônus ou recompensa que seus líderes receberão quando forem alcançados, e estabeleça um sistema no qual o progresso de cada área possa ser visto por todos. A gamificação sempre será sua grande aliada, não tenha medo de aproveitá-la!
Precisa de ajuda para migrar sua startup para um modelo 100% remoto em 2023?
Antes de nos despedir, queremos lembrar que migrar para um modelo de trabalho 100% remoto em 2023 é uma meta essencial que trará um amplo leque de benefícios para sua empresa ou startup.
Você não vai só economizar em escritórios e poupar até 30% em contratações, como também melhorar o clima organizacional e aumentar sua capacidade de resposta imediata frente a qualquer situação inesperada ou futuras crises.
Dê o primeiro passo incorporando desenvolvedores e talentos de TI à sua equipe com profissionais certificados da Workana. Conte o que você precisa para a nossa equipe de especialistas e te ajudamos a selecionar candidatos totalmente qualificados e compatíveis com seu projeto em menos de duas semanas, prontos para um teste de 7 dias sem nenhum risco.
Temos um fill rate de 85%. Que tal deixar de esperar e começar agora?
Estes artigos também podem ser úteis: