Só tem quatro letras, mas esta palavra com nome de mulher tem o poder de aumentar consideravelmente o número de vendas do seu produto ou serviço.
Muitos conhecem-na como “a fórmula mágica” para gerar vendas. Foi considerada um talismã para os empreendedores e não é para menos: todos os dias, são gerados milhões de dólares graças a ela.
Trata-se da AIDA, uma fórmula com mais de cem anos de história, que é usada para estruturar as mensagens de venda e que, todos os dias, é aplicada pelos empreendedores mais bem sucedidos que buscam alcançar os melhores resultados.
Mas o que exatamente é a AIDA, como funciona e como você deveria usar esta fórmula para aumentar as vendas do seu negócio, produto ou serviço?
AIDA, a melhor amiga dos empreendedores
AIDA é nada mais, nada menos, que as iniciais de Atenção, Interesse, Desejo e Ação; quatro fases ou “etapas” pelas quais o cliente deve passar de forma progressiva e ordenada, para tomar a decisão de comprar um produto ou serviço.
Basicamente, para que alguém realize a ação de comprar, antes precisa desejar o que lhe é oferecido. Isso só se consegue se o interesse é despertado previamente e, para isso, primeiro é preciso captar a atenção.
Não importa se você apresenta o seu produto ou serviço através de um vídeo, artigo, site, publicidade na internet, anúncio na imprensa ou dirigindo-se verbalmente a um cliente: em todos os casos, a única coisa que você precisa é aplicar corretamente a fórmula AIDA.
E, para que você saiba por onde começar e como aplicar esta fórmula para aumentar as vendas, contamos a seguir de que consiste cada uma das quatro fases usadas diariamente por centenas de empreendedores.
As 4 fases que os empreendedores bem sucedidos usam para aumentar as vendas
1. Atenção
Somos continuamente bombardeados por milhares de estímulos e aprendemos a filtrar aquilo que nos interessa… Então, o principal objetivo dessa primeira fase é despertar a atenção e a curiosidade dos seus possíveis clientes, para que queiram continuar lendo, escutando ou vendo você.
2. Interesse
Uma vez que tenha captado a atenção do seu prospect, você tem que procurar manter seu interesse. Como? Mantendo o fator surpresa, mas também orientando o prospect até o seu produto e as vantagens e benefícios que ele oferece.
Uma regra de ouro para essa fase é que você não fale de si mesmo, mas sim do seu produto. Busque sempre a novidade, a criatividade, os estímulos visuais e crie a necessidade de continuar prestando atenção.
3. Desejo
Sem o desejo, não há compra e isso é algo que todos os empreendedores deveriam ter sempre em mente para aumentar as vendas. É simples: faça com que o possível comprador deseje e precise do seu produto e a ação de compra chegará. Então, coloque-se no lugar dele e responda a pergunta: “o que há aqui para mim?”
Todos nós buscamos nos aproximar do prazer e nos distanciar da dor. Então, use isso a seu favor: mostre ao seu prospect como se usa e como funciona o seu produto ou serviço, compartilhe depoimentos de clientes que alcançaram resultados, crie a sensação de que já tem o que oferece… e cada vez sentirá mais desejo de tê-lo.
4. Ação
A quarta fase é a da magia, na qual você deve guiar o seu possível cliente até a compra e persuadi-lo para que atue agora e sem demora.
Não se trata de insistir muito, nem criar “pressão”, porque o mais provável é que isso irrite o seu possível cliente. Pelo contrário: dê a ele razões convincentes para que compre e, se seguiu bem todos os passos, ele o fará.
O que você achou destas quatro fases para aumentar suas vendas? Deixe seus comentários, contribuições e sugestões. Ficaremos felizes em ler!
Comments are closed.