A Nova Era do Trabalho: Tendências que vieram para ficar nas empresas

A Nova Era do Trabalho Tendências que vieram para ficar nas empresas - Relatorio Workana 2021

Nosso último Relatório Workana sobre as Tendências da Nova Era do Trabalho já está disponível! Recomendamos que você faça o download para ler o conteúdo completíssimo. Porém, se estiver com pressa e quiser ter uma rápida visão geral de tudo o que descobrimos, você está no lugar certo.

Vamos explorar juntos os insights mais importantes que você precisa ter em mente para conseguir que sua empresa continue crescendo e se mantenha competitiva nesse futuro 4.0 que está só começando. Vamos lá?

A “Nova Era do Trabalho”: Como o trabalho mudou após a pandemia?

o trabalho deixou de ser um lugar

Há dez anos, dávamos o pontapé inicial em uma plataforma digital que conectava talentos independentes e clientes do mundo inteiro, pois já sabíamos que o trabalho remoto ganharia cada vez mais protagonismo. O que não podíamos prever era o quão vertiginosamente rápido a pandemia iria acelerar e consolidar essa tendência.

Aquele trabalho remoto que tentávamos promover entre as empresas, hoje, se tornou uma realidade à qual estamos ajudando milhares de organizações a se adaptarem em tempo recorde.

E a seguir, queremos compartilhar algumas das coisas mais importantes que aprendemos com nosso último relatório. Confira:

O trabalho deixou de ser um lugar

A “nova normalidade” pós-pandemia está deixando claro que não vamos voltar a trabalhar da mesma forma. Os preconceitos sobre o trabalho remoto estão dando origem a estratégias cada vez mais criativas, focadas em trabalhar por objetivos e em que os talentos possam aportar valor de maneira remota, segura e flexível. 

Nesse cenário, os freelancers já tinham certa vantagem e muitas empresas começaram a descobrir os benefícios de contratar profissionais remotos quando parecia não haver outra opção:

demanda por talento independente - realtorio workana 2021

A demanda por talento independente aumentou 80%

empresas contratam talento independenteMais de 80% das empresas vão contratar mais talento independente

satisfacao com trabalho remoto - relatorio workana 2021

85% do talento remoto está satisfeito com sua modalidade de trabalho

Power to the people: Como aproveitar as tendências da Nova Era do Trabalho na sua empresa?

Não restam dúvidas de que grande parte da população economicamente ativa aproveitou a pandemia para empreender uma espécie de “cruzada pelas novas modalidades de trabalho”. E independentemente de como possa vir a ser o “novo normal”, cada vez mais pessoas talentosas decidem abraçar o trabalho remoto. 

Trabalhar remotamente está deixando de ser um “bônus”ou um ”plus” oferecido por algumas empresas do nível “Great Place to Work”, e vai se tornando um recurso cada vez mais ‘padrão’. Portanto, já chegou a sua vez de aderir com sucesso a essa nova modalidade de trabalho, mas você já sabe como? Sua empresa está preparada para enfrentar essa realidade sem percalços e complicações?

1.- Remote first: Esteja em sintonia com o que seus colaboradores mais valorizam

Os empregadores que oferecem mais autonomia, confiança, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, assim como estilos de liderança menos hierárquicos e mais horizontais, terão uma clara vantagem na hora de atrair talentos especializados em um ‘terreno’ que se torna cada vez mais competitivo. 

Atenção! A possibilidade de trabalhar em casa e gerenciar seu tempo continuam sendo os aspectos mais valorizados por 40% dos colaboradores remotos. Por outro lado, a “Economia de tempo (e dinheiro) em transporte” deixou de ser tão relevante. De fato, sua valorização como vantagem dessa modalidade caiu praticamente pela metade em apenas um ano, levando em consideração as novas condições sociais.

Isso significa que, como empresas, se queremos continuar projetando profissionalismo, é melhor negociar com o talento remoto sem usar aquele ‘velho’ argumento: “como é remoto, você não vai gastar tanto com transporte...”

2.- Ajude seu talento a lidar melhor com os desafios do trabalho remoto 

Nesse sentido, a principal dificuldade relatada pelos profissionais foi a falta de equipamentos ou instalações confortáveis para trabalhar em casa. Por exemplo: um computador ou uma conexão à Internet suficientemente rápidos, uma cadeira mais ergonômica, um espaço mais adequado, etc.

Para sua empresa, isso se traduz da seguinte forma: se você quer atrair e reter os talentos mais exigentes, inclua tecnologia, conectividade e equipamentos ergonômicos como parte dos recursos que você oferece.

Outra desvantagem que muitos talentos relataram foi a dificuldade de se comunicar à distância com os clientes, uma dificuldade que, geralmente, está relacionada à falta de canais, horários e critérios de comunicação adequados e padronizados. Em outras palavras, investir tempo e energia em um sistema de comunicação eficiente não apenas evita dores de cabeça, como também te faz ser um empregador mais atrativo para o talento especializado

desvantagens do trabalho remoto - relatorio workana 2021.

3.- Aprenda a trabalhar 100% por objetivos

O fator “tempo investido” deixou de ser relevante. Agora, a eficácia do trabalho é medida por objetivos, prazos otimizados e resultados alcançados. Isso indica que, mesmo nas modalidades híbridas, o comparecimento e a presença física dos colaboradores nas instalações da empresa será opcional, desde que isto não interfira nas metas estabelecidas.

Para trabalhar por objetivos e deixar de lado workflows desatualizados, a metodologia ÁGIL será sua grande aliada. 

Trabalho por objetivos - tendencias da nova era do trabalho

80% das empresas concordam que trabalharão cada vez mais por objetivo e cada vez menos por horários

4 – Acostume-se a crescer primeiro com freelancers

Antigamente, era muito comum as empresas contratarem freelancers apenas quando precisavam de habilidades muito específicas, ou quando havia um pico de trabalho em determinadas datas ou épocas do ano. Felizmente, isso mudou bastante e, agora, as companhias estão contratando talento remoto para crescer permanentemente em todas as áreas.

Design e multimídia, juntamente com TI e Programação, continuam sendo as categorias com mais freelancers contratados pelas empresas, e logo após, aparecem os serviços de  Redação e Marketing (essa realidade não mudou muito nos últimos anos). Porém, uma novidade é que áreas como administração, engenharia, finanças e serviços jurídicos estão ganhando terreno rapidamente à medida que as empresas aumentam sua confiança no trabalho remoto.

Por exemplo, a Vesti é uma de nossas histórias de sucesso que, graças à Workana Empresas, aumentou em 200% seu quadro de funcionários em apenas dois anos:

Caso Vesti em numeros - Workana Relatorio 2021

Outras empresas que já trabalham com talentos independentes através de Workana Empresas com excelentes resultados são:

empresas que confiam em Workana Empresas.j

Quais desafios sua empresa terá que enfrentar na Nova Era do Trabalho Remoto?

Acostumar-se às equipes híbridas

Mesmo que, por algum motivo, sua empresa não possa trabalhar de maneira 100% remota, o ideal é desenvolver um modelo híbrido flexível que combine o melhor dos dois mundos. Obviamente, isso depende muito das necessidades do seu negócio, mas o primeiro passo é não assumir que “isso ou aquilo não pode ser feito”.

Coordenar horários

Trabalhar 100% por objetivos e dar a cada colaborador a oportunidade de administrar seu tempo em um modelo assíncrono, invariavelmente, gera novos desafios relacionados à coordenação e comunicação, principalmente quando há colaboradores trabalhando em diferentes países.

Uma ótima estratégia para superar as barreiras das distâncias e fusos horários é garantir que cada colaborador entenda claramente não apenas o que se espera dele, mas também o resultado geral que se busca com o trabalho em equipe. Quando temos consciência de como nosso trabalho impacta no trabalho dos outros, fica mais fácil adotar estratégias de comunicação orgânicas, eficientes e verdadeiramente comprometidas.

Aprender a ser mais experimental e inovador

O Design Thinking nos ensinou que a melhor maneira de fazer as coisas é executar protótipos rápidos para ver se estamos no caminho certo ou não. Se algo funciona, nós aperfeiçoamos, e se algo não funciona, mudamos nosso rumo.

O talento remoto independente nos permite realizar iniciativas e projetos que exigem habilidades que ainda não estão disponíveis na nossa equipe, como muitas de nossas histórias de sucesso demonstraram. O desafio será perder o medo de experimentar coisas novas e integrar a inovação como uma constante na nossa organização.

Otimizar as reuniões de trabalho

Provavelmente, todos concordamos que, muitas vezes, as reuniões de trabalho geram mais trabalho do que resoluções e soluções, principalmente quando é necessário coordenar a agenda de vários colaboradores remotos.

Uma filosofia que muitas empresas estão adotando é: “Se conseguimos transformar muitas reuniões em e-mails, também podemos transformar a maioria delas em vídeos curtos“. Neste formato, a pessoa que expõe compartilha as informações que necessita em um vídeo sem interrupções, e o restante da equipe pode revisá-lo e dar feedback no seu próprio ritmo.

Atrair o melhor talento

Antes, o talento remoto era uma alternativa para escapar da competição pelo talento nos mercados de trabalho tradicionais. Hoje, esta competição já penetrou no campo dos profissionais independentes, motivo pelo qual é necessário oferecer condições cada vez mais atrativas para atrai-los e retê-los.

De acordo com nosso Relatório, alguns dos aspectos mais valorizados pelo talento são:  a comunicação clara de suas necessidades, a confiança e a valorização do seu trabalho.

o que os freelancers valorizam nos clientes - relatorio workana 2021

Encontrar ferramentas que facilitem ainda mais o trabalho remoto

A quantidade de aplicativos digitais focados em produtividade remota que floresceram nos últimos dois anos é impressionante. Talvez, sua empresa já saiba trabalhar bem remotamente, mas sempre existe a oportunidade de melhorar (pelo menos é o que dizem os milhares de desenvolvedores que lançam novas tecnologias no mercado todos os dias).

Manter-se competitivo na Nova Era do Trabalho também significa se acostumar a estar em uma constante busca por melhores ferramentas e não ficar preso numa zona de conforto. Com funcionalidades estratégicas cada vez mais atrativas, criativas e intuitivas, você fomenta que o trabalho seja cada vez mais eficiente e prazeroso.

De acordo com nosso Relatório, as ferramentas de gestão do trabalho remoto mais populares atualmente são:

  • Zoom para reuniões e videochamadas
  • Drive para trabalhar na nuvem
  • Slack para comunicação
  • Asana para gerenciamento de projetos e tarefas
  • Notion para gestão de conteúdos
  • Mural para a organização de ideias complexas
  • Loom para gravar vídeos curtos da tela

Você já conhece todas elas?

Resumindo…

Bom, já te demos uma pequena amostra das observações mais importantes do nosso último Relatório. Mas ainda tem muita coisa interessante para você descobrir! Não deixe para depois, prepare um café fresquinho ou sua bebida preferida e se presenteie com 15 minutos de relaxamento para desfrutar tanto como nós dos resultados de todo o esforço que colocamos neste projeto:

Relatorio Workana 2021 - A Nova Era do Trabalho

Baixe o relatório completo

E se você quer começar a incorporar o melhor talento independente nas suas equipes, nossos consultores da Workana Empresas estão prontos para te oferecer uma atenção 100% personalizada. Nós cuidamos de tudo! Você só precisa dar o primeiro passo em menos de dois minutos:

 Workana Empresas - talento remoto on demand

Quero que um especialista da Workana me ajude a encontrar o melhor talento

Milhares de freelancers prontos para começar a trabalhar no seu projeto.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated