Embora seja difícil perceber, devido à velocidade com a qual nos adaptamos às constantes mudanças, as redes sociais evoluem permanentemente diante de nossos olhos. E neste ano, não será a exceção.
Quer seja um Gestor de Redes Sociais ou simplesmente um usuário que não pode desconectar-se nem um minuto de suas redes sociais, é preciso conhecer essas 7 tendências que em 2020 irão definir a maneira com a qual interagimos com nossos contatos e também com nossas marcas favoritas. Acompanha a gente?
#1 Aperte o Play! O vídeo continuará em alta.
Os benefícios de incluir vídeos em toda a estratégia de Redes Sociais. Seja nos formatos curtos como nos vídeos do TikTok, os do Instagram Stories, dos vídeos de longa duração como os do Youtube ou dos Livestreams, o vídeo gera mais engajamento que qualquer outro tipo de conteúdo e nos próximos anos seguirá tendo ainda mais relevância.
Estima-se que 80% do que iremos consumir nos próximos anos será neste formato, por isso podemos dizer que o vídeo será o futuro das redes sociais e que toda a estratégia que não o inclua, estará condenada ao fracasso.
#2 Juntos, mas separados – Plataformas sociais de nicho e de comunidades
Ainda que o Facebook e o Instagram liderem o ranking das redes sociais mais populares e estabelecidas, nos últimos anos novas plataformas sociais de nicho, como o TikTok ou Twitch, vem crescendo muito e parece que chegaram para ficar. Estas plataformas de nicho, assim como as comunidades dentro das redes já estabelecidas, apontam a gerar comunidades menores, mas unidas por interesses em comum e com conteúdos personalizados.
Para as marcas, estas plataformas ou comunidades têm o potencial de oferecer um ROI mais alto e as ajuda a alcançarem audiências específicas com mensagens relevantes.
#3 Caindo do cavalo – Chegam os Micro influenciadores
Para alguns, o boom dos influenciadores, essas personalidades que cobram cifras astronômicas para publicitar um produto através de um post, chegará ao fim, para dar lugar a um novo tipo de comunicador: o micro influenciador.
O que os diferencia? Menos seguidores e maior efetividade. Os micro influenciadores se comunicam com nichos menores, mas possuem coerência. Geram maior engajamento, mas com um custo menor. Se a tendência for confirmada, em 2020 as marcas darão preferência por contratar grupos de micro influenciadores no lugar de contratar somente um, por um preço similar.
#4 Rápido e pessoal – Conteúdo gerado pelo usuário e conteúdo efetivo
Duas tendências, que nem são tão novas, irão seguir ganhando força e popularidade em 2020: serão os conteúdos gerados por usuários e o conteúdo rápido, esses que desaparecem em pouco tempo, logo após serem publicados. Segundo Entrepreneur, 200 milhões de usuários utilizam os stories do Instagram por mês e isso se tornou uma ferramenta que não pode faltar em nenhuma estratégia de marketing nas redes sociais.
Por outro lado, enquanto o culto ao influenciador/celebridade parece começar a desaparecer, mais marcas apontam a utilizar conteúdo gerado por usuários com a finalidade de estarem mais próximos de seus consumidores de uma maneira mais confiável e real.
#5 I like, I buy – Aumento do uso das redes sociais para vendas e atendimento ao cliente
Lá no comecinho as redes sociais surgiram como um espaço virtual para que as pessoas pudessem estar conectadas com outras pessoas, mas hoje, elas já superaram seus próprios limites e são muito mais do que isso!
O comércio (Social Commerce) e a atenção ao cliente irão continuar crescendo nestes canais e em 2020 com a incorporação de novas funcionalidades focadas em facilitar as vendas diretas e melhorar o contato entre marcas e clientes (que sempre é público) através destas plataformas.
#6 Futurama – Realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e inteligencia artificial (AI)
A integração dessas três tecnologias nas plataformas sociais irão decolar em 2020, impulsionada pela demanda dos usuários em viverem melhores experiências, nas quais eles se sentem mais envolvidos. Embora ainda seja difícil percebê-las, essas tecnologias já estão sendo implementadas, como a IA, para melhorar a experiência do consumidor por meio de chatbots.
Um estudo da Hootsuite revelou que o crescimento dos chats excedeu os objetivos e, até 2020, mais de 85% das interações de atendimento ao cliente serão realizadas por robôs de IA. Por outro lado, a RA já está presente nos filtros que usamos diariamente para melhorar a aparência de nossos vídeos e fotos. E isso está apenas começando!
#7- Desafio que vem pela frente (pelo menos um pouco).
Como todo movimento que avança numa grande velocidade em uma só direção, sempre surge seu movimento inverso. Seu oposto complementar, que neste caso é o reconhecimento por parte dos usuários sobre o impacto negativo das redes sociais em sua saúde mental. E com esta tomada de consciência, a necessidade de desconectar, limitar o uso das redes, deletar aplicativos, desativar contas.
O #DigitalDetox também será uma tendência em 2020. Isso representa um problema para as marcas, mas também um desafio, já que terão que encontrar novas formas de interagirem com suas audiências e de melhorar a qualidade de suas mensagens para manter o engajamento.
Conclusões
Independentemente do impacto que estas tendências tenham, ou não, nas redes sociais durante o ano, existe algo que é seguro e o uso das plataformas seguirá crescendo. E sua utilização continua moldando e transformando a maneira com a qual nos conectamos com outras pessoas. Está em nós que essa conexão virtual seja uma experiência humanamente enriquecedora.
Como marcas ou empresas que mostramos produtos, serviços e valores através de nossas redes sociais, devemos fazer tudo com responsabilidade e autenticidade, através de conteúdos de qualidade que inspirem as pessoas a melhorarem as suas vidas e que as projetam para um futuro ainda melhor.
**Este artigo é uma colaboração de Beto Elías, Gestor de Redes Sociais da Workana.
—
Você também pode se interessar por:
- Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica
- Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.
- Gestor de Redes Sociais: principais tarefas e habilidades essenciais
- Storytelling: como criar histórias cativantes com a sua marca