Como realizar o trabalho freelancer com crianças em casa?

[Fazemos referências às ideias mencionadas no gênero masculino, mas saibam que este post é dedicado a cada um de vocês, mamães e papais:-)]

Trabalhar em casa e ter o privilégio de desfrutar o crescimento dos filhos é algo que não tem preço. Encontrar o equilíbrio entre a vida laboral e pessoal e poder acompanhar os momentos únicos do crescimento das crianças é uma das grandes vantagens de se trabalhar como freelancer.

Mas com esta rotina, é provável que muitas vezes você se sinta mais desgastado, cansado e com a sensação de que não consegue conciliar ambas as coisas.

Não se desespere! Veja alguns conselhos que preparamos para te ajudar a se organizar melhor e aprender a tirar o máximo proveito da situação!

Conselhos básicos

Não se estresse

Para quem está começando um trabalho como freelancer, estabelecer uma rotina nem sempre é uma tarefa fácil. E com crianças em casa, esse processo pode ser um pouco mais complicado.

Veja bem, nossos filhos são crianças e se comportam como tais. Eles fazem barulho, nos chamam, querem atenção…. De nada vai adiantar se você ficar nervoso ou se estressar muito com a rotina e o comportamento deles.

Que tal tentar descobrir qual a melhor forma de conciliar ambos os mundos?

Admita que você não poderá fazer tudo

Como ser humano, você tem os seus próprios limites. E se você não tomar certos cuidados, poderá chegar a um ponto que se sentirá esgotado. Assuma que é impossível ficar responsável por absolutamente tudo e comece a confiar nas pessoas que estão dispostas a te ajudar.

Baixe um pouco o seu nível de exigência e não se sinta pressionado. Se for necessário, peça ajuda a uma pessoa da família ou tente contratar uma babá para que cuide de seus pequenos em alguns períodos que você julgue ser os mais críticos no seu trabalho.

O dia a dia com os filhos em casa

Muitos têm bebês recém nascidos, outros filhos um pouco maiores, pré adolescentes. Independente da idade das nossas crianças, como é possível administrar o dia a dia trabalhando home office?

Controle as ligações

O ideal é que você agende as chamadas nos horários que as crianças não estão em casa, ou quando estão entretidas com alguma atividade, ou sob os cuidados de outra pessoa.

Se você considerar importante, deixe que saibam que não devem atender o telefone fixo nem o celular, e que cada vez que você estiver ao telefone, que está em reunião com algum cliente, portanto, nada de fazer barulho!

Organize sua agenda

Estabeleça horários fixos para trabalhar e outros para fazer as atividades domésticas. Assim, será mais fácil encontrar o equilíbrio entre a sua vida familiar e profissional.

Com uma ótima organização, você encontrará espaços em que estiver mais livre para  levar adiante todas as atividades da rotina do dia a dia como atividades extraescolares, algum curso de atualização ou até mesmo ir descansar mais cedo.

Tenha uma área reservada para o seu trabalho

O ideal é ter um escritório em casa para poder fazer o seu trabalho. Se não for possível, busque um lugar em casa que funcione como tal. É importante que você mesmo o reconheça como seu espaço de trabalho, que seja utilizado somente para isso! Comunique a seus familiares e peça a eles que sejam mais cautelosos com seu canto.

Aprenda a dizer não

Não é uma tarefa fácil mas você deve saber dizer não em alguns casos. Um evento familiar por exemplo, ou um compromisso com seus filhos.

Cuidado para não deixar o trabalho te consumir por inteiro. Entregue seus projetos conforme prometido e não cancele programas pessoais.

Tenha foco e se concentre

Aproveite ao máximo as horas em que estiver trabalhando e seja produtivo, mas também desfrute por inteiro os momentos em família.

Descanse

Seu corpo e mente necessitam de um tempo! Aprenda a descansar melhor e a organizar a sua rotina

O que mais?

Se o seu bolso permitir, uma boa opção muito comum hoje em dia é alugar um espaço de coworking. Este é um lugar perfeito para conhecer colegas, fazer parcerias e, além de tudo, é um ambiente de trabalho fora de casa, ideal para os freelancers.

Quando as crianças se tornarem pré adolescentes, até poderão te ajudar com o seu trabalho diário (por exemplo, escaneando documentos, colocando papéis em ordem). Não descarte essa opção!

Outra dica importante: não deixe tudo para última hora! Com tantas atividades você não pode se dar ao luxo de esquecer uma data. Se for necessário, anote tudo em cadernos, calendários, agenda ou o que for mais efetivo para você.

E como recomendação final, trabalhar em casa não significa que você não poderá ter momentos especiais com seus filhos: aproveite que você tem essa flexibilidade e prepare o café da manhã, dê um banho neles, leia um livro antes de dormir, jogue com eles. Estar em casa e poder fazer parte deste dia a dia deve ser eternamente gratificante.


Subscribe to the Workana newsletter and keep updated