Quando você precisa criar um App que se adapte às necessidades do empreendimento de seu cliente, nem sempre é fácil saber exatamente por onde começar. Por isso, na Workana, nós te orientamos sobre as etapas fundamentas para criar qualquer aplicativo.
O que implica criar um aplicativo e quais são os passos a seguir para ser bem sucedido neste processo? Muitos freelancers se fazem esta pergunta quando desejam desenvolver suas habilidades na web.
Como programador freelancer, você deverá aprender a responder algumas questões:
- Que tipo de App você deseja criar?
- Qual será o público-alvo que você desejará conquistar?
- Já foi feito um estudo de mercado?
- O App será rentável em curto e longo prazo?
- Que orçamento será necessário para a criação deste aplicativo?
Na Workana, você poderá trabalhar com especialistas em TI e Programação para fazer com que as idéias dos seus clientes se tornem realidade.
Na Workana, você pode desenvolver suas habilidades e crescer como profissional. Clique aqui, encontre projetos e se torne um dos melhores talentos freelancer da região.
Etapas da criação de aplicativos:
1° – Mockup
O mockup é o esboço ou o protótipo que servirá como base do app. Trata-se de um design prévio (como se fosse um rascunho), cujo objetivo é observar, de maneira geral, qual será seu funcionamento.
Se você se animar, pode preparar previamente sua própria versão em papel para apresentá-la ao seu cliente. Desta forma, você poderá oferecer uma opinião profissional sobre os prós e os contras da implementação de seu mockup.
Desde o início, será fundamental especificar que tipo de aplicativo você fará. Será um app Nativa, Web ou Interpretado? O aplicativo deverá ser de estilo corporativo, de um e-commerce ou de um jogo?
Quando você conseguir definir estes aspectos primordiais, poderá passar para a próxima etapa.
2º – Design
Definir o design web do aplicativo a ser criado não costuma ser uma tarefa fácil, pois depende de um amplo leque de variáveis. Atualmente, existem duas tendências estéticas predominantes.
De um lado, encontramos o flat design ou design plano; de outro, o design de profundidade, realismo ou esqueuomorfismo. Vejamos do que se trata cada um.
- Flat design (ou design plano): a principal característica deste tipo de design são as linhas claras que seguem enquadramentos mais rigorosos e menos flexíveis. Nestes aplicativos, devem prevalecer a simplicidade, a funcionalidade e as cores suaves.
- Design de profundidade, realismo ou esqueuomorfismo: trata-se de um design mais complexo que tenta imitar a realidade. Esta tendência faz com que os usuários se familiarizem mais rapidamente com o app, pois se parece ao funcionamento dos instrumentos e dos elementos de nossa vida cotidiana.
3º – Sistemas operativos e linguagens de programação
Seja um dos programadores independentes da Workana! Explique ao seu cliente quais são os sistemas operativos e as linguagens de programação mais adequados para a criação do app que ele requer.
4º – Lançamento
Quando a criação do aplicativo estiver completa, ele precisará ser lançado no mercado e promovido para conquistar usuários que baixem e utilizem sua plataforma.
Mas a coisa ainda não termina por aí! E se você não é especialista em programação, não precisa se preocupar. Para ter um app de sucesso, também é necessário contar com boas estratégias de Marketing. Na plataforma da Workana, você pode trabalhar e contratar nas áreas de Tradução e Conteúdos, e também em Marketing e Vendas.
Faça com que os aplicativos de seus clientes triunfem!
Encontre projetos na Workana e comece a trabalhar hoje mesmo sem sair de casa!