ALAI: Somos parte da associação Latino-americana de Internet

Na foto: Vint Cerf apresentando ALAI na Casa da Internet, no Uruguai
Na foto: Vint Cerf apresentando ALAI na Casa da Internet, no Uruguai

Ontem, dia 3 de Dezembro de 2015 foi anunciada a ALAI, ou Associação Latino-americana de Internet. Já faz algumas semanas que estamos conversando junto com vários dos sócios fundadores para fazer parte da associação. Entre os seus sócios, se encontram também: Despegar (Decolar), Facebook, Google, MercadoLibre (Mercado Livre), Pedidos Ya (Pedidos Já), Restorando, e Yahoo! Esperamos continuar juntando mais empresas aos atuais sócios.

Dizemos “somar” na Workana porque acreditamos que a associação tem objetivos muito similares aos nossos. A missão da Workana é: Transformar o mundo do trabalho oferecendo autonomia, desenvolvimento e igualdade de oportunidades seja onde estiver.

A ALAI, em um tom parecido, tem como objetivos fundamentais garantir o caráter livre e aberto da Internet, assegurar que a Internet seja um catalizador para o uso e goze de direitos fundamentais, proteger a liberdade na Internet, incentivar a inovação, o empreendimento, o crescimento econômico e o empoderamento dos usuários latino-americanos.

Participou do evento de lançamento um dos pais da internet, Vint Cerf, que “abençoou” a iniciativa que teve lugar na Casa de Internet, no Uruguai.

Durante o evento, Jacobo Cohen Imach, Vice presidente de Assuntos Legais e Relações Governamentais do Mercado Livre, e Presidente do Diretório da ALAI, disse:  

“Estamos muito felizes em poder lançar hoje a ALAI e a nossa principal aspiração é contribuir de uma maneira séria e efetiva ao debate sobre o desenvolvimento da Internet na Região, baseados na defesa e promoção dos princípios que nos inspiram”, e concluiu: “Como organização, estamos convencidos sobre o potencial da Internet como instrumento de desenvolvimento para a América Latina e o Caribe, e desde já nos comprometemos a contribuir para o seu fortalecimento, promovendo a cooperação com outras entidades do ecossistema e a formação de capacidades entre os seus usuários através de um modelo aberto, participativo e transparente.”

Ainda, Gonzalo Navarro, recentemente nomeado Diretor Executivo da ALAI, completou:

“Nosso foco estará desde o princípio em representar os nossos associados diante da comunidade Latino-americana e do Caribe de maneira oportuna e com um selo de excelência. A partir de hoje, trabalharemos incansavelmente para que a ALAI se torne um ator relevante para benefício da Região. Daremos a nossa opinião, onde e quando seja necessária, para enriquecer o debate sobre as oportunidades de crescimento e inovação que traz consigo o desenvolvimento da Internet, oferecendo diversidade de pontos de vista para que se realize de maneira informada e equilibrada”.

Estamos muito felizes por participar, e trabalharemos para promover uma Internet mais livre e igualitária na região.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated