Além do Excel: As 8 Melhores Opções de Programas para fazer Planilhas

Sabia que existem outras ótimas opções para fazer planilhas e não apenas o Excel? A Workana te mostra agora 8 dessas alternativas! Confira!

Desde as planilhas simples de orçamento doméstico até as mais elaboradas dos grandes escritórios, o Excel é um dos programas mais populares do mundo, usado por aproximadamente 750 milhões de pessoas.

Parte do pacote Office da Microsoft, o programa é famoso por auxiliar na criação de planilhas – básicas ou avançadas, além de permitir que os usuários realizem diversas execuções e utilizem uma mesma planilha pelo tempo que necessitar.

Embora seja tão famoso e recomendável para equipes em uma empresa, ele não é gratuito. Da mesma forma, o pacote Office em si também precisa de uma assinatura anual para que o usuário possa fazer uso dos programas inclusos.

E se você já está construindo sua equipe remota com a Workana e quer que todos colaborem a partir dos mesmos programas, hora de procurar as melhores opções para o seu caso.

Apesar de o Excel ser o mais popular e mais utilizado, existem alternativas ótimas que também ajudam a organizar dados em planilhas de forma prática e fácil, ,e que podem funcionar melhor para o que você necessita, ao trabalhar com sua equipe remota.

Se você acha que poderia utilizar de forma otimizada um sistema de planilhas de dados diferente do Excel, ou ainda não tem meios de pagar por um, confira nossa lista com 8 alternativas. E a melhor parte: alguns são totalmente gratuitos! Confira!

1. Planilhas Google

Planilhas Google

Nossa primeira recomendação é de fácil acesso: Se você tem uma conta do Gmail, já tem acesso à planilhas do Google. O Planilhas Google, um concorrente quase igual ao Excel tanto no layout quanto nos recursos, traz ainda alguns benefícios que o Excel não tem.

O primeiro deles é que seus arquivos no Planilhas Google são salvos na nuvem; ou seja: seu negócio não corre o risco de perder algum dado por aí. Aqui na Workana, por exemplo, nossa equipe utiliza as planilhas online como forma de organização do trabalho. Nossos profissionais, espalhados em diferentes países da América Latina, têm acesso ao mesmo arquivo com facilidade, e podemos utilizar as mesmas planilhas tanto para quem está longe quanto para os profissionais em nosso escritório.

Em segundo lugar, você pode compartilhar suas planilhas com qualquer pessoa no Slack ou no Trello, por exemplo. Ou ainda fazer edições simultaneamente, permitindo ótima colaboração e trabalho em equipe nos projetos. Além disso, você ainda conta com ferramentas como o Google Tradutor, o GoFinance e as funções “importar feed”, que permitem extrair dados diretamente dos URLs da página da web.

2. ThinkFree

ThinkFree Office

O lema da ThinkFree é oferecer um escritório virtual para o profissional moderno. Com dois meses de avaliação gratuita (e a versão enterprise custando $79.99), o ThinkFree oferece três recursos principais: Write, Calc e Show.

A alternativa que se assemelha ao Excel é o Calc, que permite criar planilhas e apresentações, além de fornecer 1GB de armazenamento online gratuito. E, assim como as Planilhas Google, você também pode acessar o arquivo ao mesmo tempo que outros membros de sua equipe.

Outra ótima característica é o fato de que você pode acessar suas planilhas de dispositivos móveis, como os smartphonesIsso auxilia você, sua empresa, e o profissional freelancer que você contratar na Workana, que vai poder ter acesso aos projetos com muita facilidade e interação. 

Ainda procurando o melhor freelancer para sua empresa? Clique aqui para criar seu projeto na Workana!

3. Numbers  

Numbers

Mais uma opção gratuita, mas apenas para usuários de Mac. Esse programa é basicamente a versão da Apple para o Excel.

O Numbers fornece funções de análise e relatório de dados de alta qualidade, além de muitas ferramentas visuais. Aliás, eles deixam claro que a beleza é fundamental aqui. Não há marcações fixas, e o usuário tem liberdade de organizar os dados do seu jeito.

É possível direcionar, desenhar, aplicar bordas e estilos diferentes às tabelas. E se não gostar, mover tudo de novo da maneira que achar melhor.

Grande ponto a favor: O Numbers também permite que você salve sua planilha como um arquivo do Excel, para compartilhar com outra pessoa que tenha o programa. Assim todos conseguem acessar o documento.

4. Zoho Sheet

Se você já contratou sua equipe remota na Workana, vai adorar conhecer o Zoho Sheet.

Zoho Sheet

Ótima opção para pequenas empresas, o Zoho Sheet é gratuito para até 25 pessoas! Uma das maiores vantagens do Zoho é que ele é também arquiva suas planilhas na nuvem, para que você possa acessar seus dados onde e quando quiser.

Ele oferece funções incluindo gráficos e tabelas dinâmicas, bem parecidas com as do Excel e permite que você edite uma planilha com colegas simultaneamente, facilitando a colaboração. Além disso, o Zoho também fornece gráficos visuais e ferramentas para criar gráficos prontos para apresentação.

5. BIRT

O BIRT faz parte das alternativas gratuitas e que são particularmente úteis para análise de dados.

Seus recursos incluem fórmulas reais, tabelas dinâmicas, hiperlinks e layouts diversos. A planilha BIRT também automatiza e centraliza toda a produção, manutenção e segurança.

Cirado pela The Eclipse Foundation, o download é feito diretamente no site do BIRT, e é compatível com Windows, Lenux ou Mac. O que facilita bastante o acesso. Em contrapartida, está disponível apenas em inglês.

6. Free Office 2018

Disponível para Windows e Linux, o FreeOffice 2018 é uma ótima opção para utilização pessoal ou comercial. Muito semelhante ao Excel, ele inclui formatação e tabelas dinâmicas e compatibilidade com os produtos do Office da Microsoft. As planilhas são limpas e intuitivas, além de totalmente user friendly.

Melhor parte? Totalmente gratuito por tempo ilimitado e disponível em português. Existe um plano pago, que oferece maiores comodidades e outras funções, mas nada que seja imprescindível para o trabalho com planilhas.

7. Quip

Quip

O Quip prega a colaboração no nível máximo. É possível organizar documentos, e-mails, reuniões, planilhas, tudo num lugar só. São mais de 400 funções no total. Entre as empresas que fazem uso da ferramenta para organizar suas equipes estão Facebook, a Amazon e a Dell.

O período de avaliação do Quip é gratuito, para que sua equipe freelancer possa experimentar todas as funcionalidades e se adaptar à ferramenta. Após esse contato inicial, a assinatura custa 30 dólares ao ano para cada cinco membros.

8. Apache OpenOffice

Apache OpenOffice Excel

Tido como o pacote de produtividade livre e aberto, a última opção da nossa lista é o Apache OpenOffice, que já ultrapassou 50 milhões de downloads. Disponível em vários idiomas, oferece software gratuito para criação de textos, planilhas, apresentações e gráficos. E, após o download, é possível utilizar o programa no modo offline.

Um característica muito peculiar do Apache OpenOffice é que ele possui um código aberto. Ou seja, você pode modificar o programa para atender às necessidades de sua empresa.

Viu só? Além do Excel existem outras opções para que sua equipe remota trabalhe com planilhas de forma moderna e prática. E na Workana você contrata os melhores profissionais da América Latina para trabalharem sem negócio. Clique aqui para criar seu projeto agora mesmo!

Redatora e tradutora freelancer. Apaixonada por literatura, empreendimentos, novidades e tecnologia.

Subscribe to the Workana newsletter and keep updated