O logotipo é um dos primeiros temas que deve ser levado em consideração para iniciar o seu negócio com o pé direito. Hoje, te daremos as principais dicas para que você saiba em quais pontos focar no momento de criar o seu logo.
Em sua vida, você já viu milhares de logos! Alguns te encantaram, outros nem te interessaram, mas agora que você tem o seu negócio, começa a perceber que se trata de um tema importante. O logotipo é um dos pontos em que se deve prestar mais atenção em um negócio. É o primeiro contato visual que os clientes têm com a marca, por isso, se está bem desenhado, emana confiança. E, se gera confiança, os clientes estarão mais dispostos a comprar seus produtos e serviços.
O seu logotipo deve ter uma aparência profissional, pois sejamos honestos, caso pareça que foi desenhado no Paint ou no Microsoft Word, quem o ver irá duvidar da seriedade do seu negócio.
Se você já está no processo de criá-lo, deve ter notado que precisará tomar uma decisão muito importante, e também deve ter percebido que é muito mais complicado do que parecia à primeira vista.
Para te ajudar a conquistar com êxito a primeira peça da identidade visual da sua empresa, iremos te dar 5 dicas de especialistas para criar um logotipo perfeito. Um que faça com que todo o mundo te conheça, para que o seu negócio possa crescer tanto quanto você sonhou. Mas, antes de chegar neste ponto, é fundamental que você tenha bem claro…
Porque seu negócio precisa de um logotipo profissional
Isto será breve, mas é muito importante comentar. As principais razões pelas quais você precisa ter um bom logotipo (se deseja que seu empreendimento cresça) são:
- Aos olhos do consumidor – se o seu negócio tem um logo, passará uma imagem mais séria, confiável e profissional do que se não o tiver.
- O logo gera uma primeira imagem mental de seu empreendimento. Isso quer dizer que, quando as pessoas o verem, já terão uma ideia de seus produtos ou serviços com base no que percebem no logo.
- O logotipo diz aos clientes quem você é. Todos os negócios são diferentes, portanto, precisa se diferenciar da concorrência e parecer melhor que eles.
- O logo ajuda as pessoas a se lembrarem do seu negócio.
O ditado diz: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. E no caso do logotipo, esta imagem pode te ajudar a vender mais e ter a empresa com a qual sempre sonhou. Devido a importância que tem, não deveria defini-lo às pressas, se quer que seu negócio cresça.
Por este motivo, a seguir vamos te dar nossas 5 dicas de especialistas para criar um logotipo que te ajude a ganhar escala no mercado e vender mais.
5 dicas de especialistas para criar um logotipo perfeito para o seu negócio
Seguir com um empreendimento demanda muito tempo e energia, e por isso mesmo, as decisões tomadas devem ser as mais acertadas, para que não dê passos errados e possa avançar com segurança.
Se seguir estas 5 dicas de especialistas, você vai criar e ter em muito pouco tempo um logo profissional, que te dará uma identidade visual definida e te ajudará, desde do primeiro minuto, a gerar uma relação estável e duradoura com seus clientes.
1 – Ser claro e efetivo
Em primeiro lugar, você deve ter certeza de que seu logo é claro e fácil de interpretar à primeira vista. A ideia do logo é que deixe claro de maneira rápida quem você é e o que faz, e que também deixe uma imagem positiva do seu negócio.
Caso seja uma grande empresa que gaste milhões, pode se dar ao luxo de ter um logo complexo de entender e que necessite de campanhas publicitárias para explicá-lo. Mas, quando se tem um negócio que acaba de começar, o tempo vale ouro, portanto deve deixar claro o que a empresa faz em questão de segundos.
No caso da Workana, escolhemos um logo que é um círculo de diferentes cores, refletindo que entre todos podemos fazer mais e obter melhores resultados. Nosso slogan “Em que está trabalhando” deixa claro que queremos ser parte da revolução do trabalho que está ocorrendo no mundo e dar mais oportunidades a todos aqueles que querem trabalhar freelance, gerenciando seu tempo.
2 – Escolha uma tipografia adequada
Além da imagem, que é muito importante, não se pode descuidar da tipografia utilizada. Enfatizamos este ponto, porque muitos empreendedores cometem o erro de prestar muita atenção à imagem e deixam de lado a tipografia.
Acredite ou não, o tipo de letra utilizada diz muito sobre a sua marca, sobre os produtos ou serviços que vende: se são um empreendimento clássico, se estão destinados a jovens ou adultos, se são minimalistas ou futuristas, se possuem raízes em outros países ou são locais.
São muitos fatores para se levar em conta. O importante é que você saiba que a tipografia deve estar em harmonia com o seu empreendimento. Um designer freelance profissional pode te ajudar a escolher a tipografia adequada e você pode contratá-los facilmente na Workana.
3 – Escolha a cor de maneira consciente.
As cores dizem muito, uma vez que são percebidos de uma outra maneira pela mente humana. Por exemplo, tons de azul oferecem segurança e calma, enquanto tons de vermelho transmitem energia, ação e paixão.
Também se deve considerar que, historicamente, temos certas cores que se relacionam com determinadas indústrias. Por exemplo, as marcas de ar condicionado normalmente usam combinações de tons de vermelho e azul para os seus logos.
Não escolha uma cor por acaso ou só porque gosta. Pense que o logotipo é uma ferramenta de marketing e, como tal, tem funções comerciais concretas que irão ajudar a fazer com que o seu negócio cresça.
4 – Tenha em mente como o logotipo será usado
Antes de defini-lo, pense em todas as aplicações que seu logo terá: cartões de visita, web site, redes sociais, banners, e-mails, veículos, uniformes… Ele deve funcionar bem com todas elas. O logotipo deve poder ser percebido com clareza em todos os diferentes formatos e tamanhos em que poderá ser aplicado.
5 – Contrate um designer gráfico profissional
Sabendo que o logotipo é uma das peças fundamentais para o sucesso ou fracasso de um empreendimento, convém a você contratar um designer gráfico profissional que possa te entregar exatamente aquilo que precisa.
No que diz respeito à criação, recomendamos que você contrate um freelancer especialista no design de logos antes de ir a uma agência. Os designers gráficos freelance trabalham de maneira mais rápida do que os de agência, além de te oferecer um atendimento personalizado, sem intermediários e com preços mais acessíveis, apresentando uma trabalho igual ou até melhor.
A Workana funciona assim: crie uma conta e publique seu projeto explicando como precisa que seja seu logo, e em seguida nossos designers freelance vão entrar em contato e enviar propostas.
Você pode conversar com eles, fazer todas as perguntas que quiser e escolher o que mais lhe convém. Uma vez que vocês entrem em um acordo, o designer gráfico realizará o trabalho, entregará a você, e o pagamento será efetuado apenas quando estiver satisfeito com o trabalho realizado.
Lembre-se que, quanto melhor explicar o que precisa, mais chances terá de receber propostas mais eficazes dos designers freelance. Neste artigo, te explicamos tudo que você precisa saber para criar um projeto rapidamente e ter os melhores resultados trabalhando com freelancers na Workana.
—
Estes artigos também podem ser úteis:
- Questão de imagem: a importância do design para sua empresa. O caso da Workana.
- Os 8 Princípios de Design que você deve conhecer antes de contratar um Designer Freelancer
- Como escolher o melhor designer freelancer na Workana para o seu projeto
- 8 motivos para redesenhar seu logotipo no momento ideal
- 15 logos incríveis criados por designers freelancers da Workana
- Conheça alguns dos designers gráficos freelancers melhor rankeados em cada país